Mateus Alves/Pexels

Portugal como um destino turístico 

Formato PDF/Download

 

Portugal Como Destino Turís... by Polititank

Neste artigo pretende-se caracterizar o turismo em Portugal e no mundo e explicar as suas dinâmicas. Irei procurar abordar e analisar o setor “à lupa”, através de indicadores demográficos, económicos e sociais para se perceber o que move o turismo, o que este movimenta e onde movimenta.

Como todos sabemos, o setor do turismo é hoje um dos mais importantes setores da economia mundial, da qual Portugal não é exceção. Este é responsável por dinamizar toda a economia desde lojas, restaurantes, hotéis, museus e muitos outros. Graças a ele Portugal tem o seu selo de qualidade turística espalhado por todo o mundo, seja devido às suas magnificas praias e paisagens naturais ou pela sua fantástica gastronomia.

O turismo em Portugal é bastante sazonal apresentado uma forte expressão nos meses de julho e agosto especialmente na região sul devido ao seu bom tempo a praias aprazíveis. Desde a década de 60 Portugal centrou quase toda a sua atividade turística num só ponto, o chamado turismo de “Sol e Mar”. Em 2020 o Algarve recebeu o prémio de “Melhor Destino de Praia da Europa”. Esta é já a sétima vez que esta região recebe este prémio, tendo recebido também em 2013,2015,2016, 2017, 2018 e 2019 o que atribui ao Algarve o recorde mundial. No entanto, a elevada competitividade com países como Espanha, Grécia ou Tunísia, pois estes conseguem oferecer o mesmo produto que nós, faz com que o setor em Portugal se tenha que inovar e que apostar em outras formas de turismo, nomeadamente o turismo de natureza ou monumentos.

O artigo encontra-se organizado da seguinte forma: em primeiro irei abordar o turismo, a sua história e as suas variantes. De seguida explicar o contributo deste setor na economia mundial e na dinâmica dos diversos países. Irei também falar mais detalhadamente sobre o turismo em Portugal. Por último, e devido á situação atípica que vivemos, irei abordar o impacto da pandemia de Covid-19 no turismo mundial e nacional.

Autor: José Pedro Oliveira Costa

This article was updated on abril 20, 2022

José Costa

José Costa, tem 17 anos, e é aluno do 12º° ano do curso de Ciências e Tecnologia na Escola Secundária Fernando Namora. Tem interesse em política e em projetos na área. É membro fundador e vogal da direção do Polititank. Pertence também à Juventude Valente.