Assembleia da República

Gabinete de Crise #25

Eleições Alemãs 2021; Autárquicas 2021; João Rendeiro; Gouveia e Melo para Chefe Estado Maior

Neste episódio 25, depois das loucas 24 horas passadas em directo no Youtube, cá estamos para voltar a alguns temas tratados na live: Eleições Legislativas Alemãs e as Eleições Autárquicas em Portugal.

Para as Eleições Alemãs trouxemos mais uma convidada especial, desta vez foi a Maria João Guimarães, jornalista do Público, que esteve a acompanhar de perto estas eleições. Percebemos os resultados e quais são os próximos passos a decorrer, na busca de encontrar um governo que dê a estabilidade que os alemães tanto apreciam, é a mudança de ciclo de Angela Merkel.

As Eleições Autárquicas trouxeram muitas surpresas e muitas análises, entre elas a vitória de Carlos Moedas, que o Emanuel Almeirante diz nem a mãe do Carlos Moedas acreditava na vitória eleitoral, a Carlota falou dos seus amigos Alexandre Poço e Isaltino Morais em Oeiras, sendo Isaltino reconduzido para mais um mandato. Já o Cláudio, cromo dos números, dissecou os resultados eleitorais. Falando de alguns vencedores e vencidos.

A Banca volta a criar polémica e a ser intocável com a fuga de João Rendeiro do BPP, que se especula estar no Belize. Independentemente de tudo, achamos que quem é o principal prejudicado, além dos portugueses, que vão pagar mais um buraco, é igualmente a Justiça Portuguesa, que se mostra pouco eficaz, tendo havido exemplos de Luís Filipe Vieira, que tinha perigo de fuga, bem como Joe Berardo. João Rendeiro sempre considerou as acusações como actos sem razão.

António Costa perdeu na noite eleitoral, pois empenhou-se em demasia, e tentou cavalgar a onda do bom nome e prestígio de Gouveia e Melo, querendo-o apontar como Chefe do Estado Maior. Marcelo Rebelo de Sousa não deu seguimento a esta loucura do Primeiro-Ministro.

Disponível em: Spotify | Apple Podcasts | Youtube | Google